Extensores para pernas e braços !

Extensor
25 Flares Twitter 0 Facebook 25 25 Flares ×

Conhecendo os Extensores!

Os extensores funcionam como coadjuvantes das órteses durante o tratamento fisioterápico. Existem extensores para os braços, pernas e até para o tronco. Também são encontrados com o nome de “imobilizadores”.

É utilizado para posicionar o joelho/cotovelo em extensão, inibindo seu padrão flexor, ou seja, serve para alinhar e firmar o membro na posição esticada, sem que alguém o segure diretamente.

Com o uso dos extensores de pernas, por cima das órteses, conseguimos deixar a criança de pé, na posição correta, para que o quadril receba a carga do restante do corpo de maneira eficaz, além do que fica muito mais fácil para segurarmos e darmos funções às mãos, por exemplo, durante as atividades e brincadeiras.

A fisioterapeuta do Arthur, Dra. Marcela, trabalha muito com ele na posição vertical, com órteses e extensores nos pés, porque essa é a maneira mais segura de colocar de pé uma criança que não tem sustentação do corpo, equilíbrio ou tônus muscular, mas que precisa ficar nessa posição, com frequência, para que seu quadril e fêmur sejam estimulados e desenvolvidos adequadamente, visando evitar luxações e sub-luxações comuns ao quadro neurológico.

Colocar a criança de pé também é muito importante para desenvolver a propriocepção (próximo post), uma vez que, na posição vertical, os movimentos dos braços e pernas precisam de outro tipo de força e direção, quando comparados aos movimentos na posição horizontal. Isso ajuda a criança a ter consciência do seu próprio corpo e equilíbrio sobre ele.

Às vezes também é necessário trabalhar sem as órteses por baixo, para alongar melhor os pés e tornozelos, mas sempre sob supervisão de uma pessoa especializada.

É importante consultar um ortopedista, fazer raio-x de quadril e conversar com ele sobre as necessidades do seu filho.

Fui a vários ortopedistas, confesso que eu não gostei de nenhum e nem os recomendo, pois todos queriam operar o Arthur. Sugestão essa que foi completamente descartada pelo Neurologista, porque ele é sensível a anestesia inalatória (devido ao seu quadro metabólico) e por não sentir dores. Somente em último caso.

Consegui comprar o extensor de pernas do Arthur nos Estados Unidos, no site da Medi-Kid. Produto muito bom, de ótima qualidade e confortável.

Extensor

Extensor da Medi-Kid.

Enquanto eu não tinha um extensor para o Arthur, usei muito o da Follow Kids, que também é importado, mas bem fácil de fazer em casa.

Extensor da Follow Kids.

Extensor da Follow Kids.

Encontrei um outro tipo de extensor, à venda no site da empresa Como Ir – produtos para acessibilidade.

Tenho também o contato de uma senhora, fornecido pela clínica Follow Kids, que faz esse extensor sob medida, segue: Sra. Maria Bernadete – tel: (21) 2714-8633.

One Response to Extensores para pernas e braços !

  1. Clara Ribera disse:

    MUITO INFINITAMENTE OBRIGADA por esse post!
    Como tá difícil achar artigos simples assim na internet! UFA!
    Obrigada mesmo! 😀
    Estou procurando extensores e órteses pro meu filho! Tá difícil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *