Órteses !

Órteses
16 Flares Twitter 0 Facebook 16 16 Flares ×

A importância das ÓRTESES!

 

As Órteses são ótimos mecanismos ortopédicos externos que proporcionam estabilidade e imobilização, dentre outras coisas. Fornecem ao corpo suporte, alinhamento e correção das deformidades para melhorar as funções das partes envolvidas.

Uma criança que não usa órteses e tenha padrões distônicos e/ou espásticos, como é o caso do Arthur, pode ficar com os pés tortos e tendões encurtados, devido ao excesso dos movimentos involuntários e fixação dos membros em determinadas posições, como cruzar as pernas e torcer os pés para dentro. 

A deformidade dos pés pode prejudicar na marcha, posteriormente. Todas nós, mães de crianças com necessidades especiais, sonhamos com os primeiros passos desses pequenos, portanto há a necessidade de mantermos esses membros bem alinhados e devidamente corrigidos, para pensarmos em realizar esse sonho futuramente.

As órteses também são extremamente importantes no trabalho da fisioterapeuta, porque com elas é possível colocar a criança de pé, em posição correta e alinhada, sem que haja sobrecarga incorreta aos membros.

No hospital, onde o Arthur é atendido, eles tem oficina e fazem essas órteses de graça, mas são contra a utilização delas em certos casos e o do Arthur é um deles. Dizem que se o problema é neurológico e não simplesmente ortopédico, não adianta usar as órteses, haja vista que quando as retiramos, os pés voltam a ficar tortos. Será que meu filho tem a real necessidade de ficar com os pés tortos se há recursos para que isso não aconteça? Nem que ele nunca tire as órteses, eu jamais pensaria assim!!! Como ele conseguiria andar, futuramente, se os pés não estiverem em boas condições para isso? Não seria um sofrimento maior?  Bom, não há o que mude o pensamento desse hospital e tenho certeza que não serei eu a fazê-lo. O que me resta é conseguir essas órteses de outra maneira.

Outro dia liguei para a ABBR e descobri que eles fazem de graça, mas é preciso levar um pedido médico e um laudo do SUS ou então marcar a consulta diretamente lá, porque eles tem médicos de todas as especialidades. Porém, essa espera pode ser demorada e tenho informações, de mães, que as órteses de lá não são de tão boa qualidade. Eles também aceitam plano de saúde.

As duas órteses que eu fiz para o Arthur foram por minha conta e posso dizer que não são baratas, infelizmente.

É necessário e importante consultar um Ortopedista e um Fisioterapeuta para avaliar a real necessidade de uso das órteses.

Serviço bem feito e o melhor preço que encontrei!

Eli

Algumas fotos do Arthur de órteses:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rtese

No próximo post, vou falar sobre os extensores de membros.

2 Responses to Órteses !

  1. elisangela rosa patta disse:

    AMEI A DICA. OBRIGADA.BJS

  2. Clara Ribera disse:

    Você tem alguém que faça para indicar? Sou do RJ também e não consigo encontrar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *